Como o Sistema da Dívida Pública tem associação com o processo de financeirização mundial? E com o poder dos bancos? Esses e outros temas são abordados no Livro da Auditoria Cidadã da Dívida: experiências e métodos e no curso online da Auditoria Cidadã da Dívida. Assim como nas aulas do curso, esse artigo será dividido em 2 tópicos, sendo eles:
A financeirização mundial e o Sistema da Dívida;
O poder do sistema bancário mundial e a desregulamentação financeira.
Financeirização Mundial e o Sistema da Dívida
No capítulo 1 do livro Auditoria Cidadã da Dívida Pública: Experiências e Métodos é abordado que a lógica do endividamento dos estados brasileiros está inserida diretamente no contexto da financeirização mundial, por esta razão que iniciam a discussão pela análise da conjuntura global de crise financeira.
Tal conceito de financeirização mundial é amplamente divulgado como sendo um conceito inevitável em um mundo que passa pelo processo de globalização. Entretanto, esse discurso esconde o fato de que a financeirização só acontece por adoção de medidas concretas que provocam a importação direta dessa crise.
Essas medidas devem ser transparentes para a sociedade, já que ao final arca com as consequências das crises produzidas. Para melhor compreensão, usemos a Crise financeira nos Estados Unidos (EUA) em 2008 como exemplo.