Auditoria Cidadã da Dívida
Associação sem fins lucrativos que busca realizar, de forma cidadã, a auditoria da dívida pública brasileira
Conhecendo a ACD
A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos que busca realizar, de forma cidadã, a auditoria da dívida pública brasileira.
A ACD teve início nos anos 2000 logo após o Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado em setembro de 2000, em 3.444 municípios do país, organizado por diversas entidades da sociedade civil brasileira.
Nessa ocasião mais de 6 milhões de cidadãos votaram NÃO à manutenção do acordo com o FMI; NÃO à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria prevista na Constituição Federal; e NÃO à destinação de grande parte dos recursos orçamentários aos especuladores.
Saiba mais sobre como se deu início ao Plebiscito botão abaixo:
Desde o início de seu funcionamento a Auditoria Cidadã da Dívida vem sendo coordenada por Maria Lucia Fattorelli, de forma totalmente voluntária e cidadã. Conta também com o trabalho voluntário e a colaboração, apoio e participação de grande número de cidadãos e entidades da sociedade civil que vem se integrando ao movimento desde o seu nascedouro em 2001.
A Auditoria Cidadã da Dívida é uma entidade aberta à participação de todas as entidades e cidadãos preocupados com o agravamento dos problemas nacionais dentre os quais o endividamento público exerce papel preponderante.
Acesse a página da ACD
Para estudo
2. DÍVIDA DOS ESTADOS
3. SECURITIZAÇÃO DE CRÉDITOS
Clique no gráfico para ler a explicação
QUANTO O GOVERNO FEDERAL GASTA COM PAGAMENTO DA "DÍVIDA PÚBLICA"?